(Japa = repetição, Mala = cordão ou colar) é um objeto antigo de devoção espiritual, conhecido também como rosário de orações no ocidente. É utilizado para ajudar nas orações e mentalizações como marcador. Existem de diversos tipos, tamanhos e materiais e podem ter uma quantidade diferente de contas, de acordo com a cultura ou religião.
Um japamala é geralmente composto por 108 contas e o “meru”, conta central que marca o início e o fim do mala. Também é possível encontrar japamalas menores, variando de 54 ou 27 contas, todas sub-divisões de 108. Segundo a filosofia yogui, ao se completar o circuito de 108 repetições da oração, mentalização ou mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado de trascendental (o estágio que ultrapassa as fixações da mente, mantendo a consciência concentrada em si mesma).
A repetição da oração ou mantra ou japa, pode ser feito de três maneiras diferentes:
- Em voz alta.
- Em forma de um murmúrio sem movimento dos labios.
- Mentalmente.
Todas elas tem uma relação intima com a respiração, o pranayama e o mátra (ritmo).
Em Kularnava tantra, capítulo onze, sutra 19 diz: "Durante o japa deve-se evitar toda a preguiça, bocejo, sono, espirro, salivação, medo, movimento e ou emoção. O mantra nada realiza se houver comida em excesso, conversação incoerente, falatório, autoritarismo, apego as coisas, ou instabilidades e etc.
Durante o japa deve-se evitar a inércia, a aflição, a atividade desnecessária, a imaginação desvairada e o esbravamento (gritaria). Fique em paz, seja limpo e frugal com a comida, durma no chão, tenha controle da sua dualidade, tenha a mente estável, tenha autocontrole e seja calado. Então faça o japa."
No Hinduísmo, o Japamala (um cordão com sementes) é usado durante a pratica do japa. No Hinduismo e Vaishnavas geralmente usam Japamalas de sementes de Tulsi. E os Shaivistas (devotos de Shiva) usam semente de Rudraksha. Os praticantes podem se sentar ou andar durante a pratica feita pela manhã e pela tarde ao alvorecer e a cada repetição do japa uma semente é contada.
O mantra é geralmente dado pelo Guru durante a iniciação.
Na OMKAR, você pode encontrar malas de sândalo, Rudraksha, de cristal, de pedras e os malas tradicionais budistas feitos de oso de yak.
Visitem nossa loja no SHOPPING BARRA WORLD, SETOR ITÁLIA LOJA 133C
Tels: 2431-0804 / 9550-6078
Nenhum comentário:
Postar um comentário