Buda (DEVANAGARI) बुद्ध, transliterado Buddha, que significa Desperto, Iluminado, do radical Budh-, "despertar") é um título dado na filosofia aqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal redescoberta aos demais seres. "A verdadeira natureza dos fenômenos", aqui, quer dizer o entendimento de que todos os fenômenos são impermanentes, insatisfatórios e impessoais. Tornando-se consciente dessas características da realidade, seria possível viver de maneira plena, livre dos condicionamentos mentais que causam a insatisfação, o descontentamento, o sofrimento.
Atualmente, as referências ao Buda referem-se em geral a Siddharta Gautama, mestre religioso e fundador do Budismo no século VI antes de Cristo. Ele seria, portanto, o último Buda de uma linhagem de antecessores cuja história perdeu-se no tempo. Conta a história que ele atingiu a iluminação durante uma meditação sob a árvore Bodhi, quando mudou seu nome para Buda, que quer dizer "iluminado". Para o Buda, a chave para a libertação é a pureza mental e a compreensão correta.
De acordo com a tradição Vishnuista (os adoradores de Vishnu), o Buda é considerado o nono avatar de Vishnu. A encarnação de Vishnu é mais antiga, nascida em Gaya, India e que data do terceiro milênio após o desaparecimento de Krishna, há mais de 5 mil anos. Segundo as escrituras seguidas pelos vishnuístas (Bhagavata Purana, Vishnu Purana), essa encarnação surgiu para eliminar a matança de animais durante os sacrifícios védicos e não ensinava a doutrina advaita como a do sábio Gautama, pregada por Siddharta, seguidor da linha filosófica de Gautama (daí o nome Siddharta Gautama) e que deu origem ao atual budismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário